









Mudanças significativas não se sustentam com um passo grandioso. Para que bons resultados apareçam é necessário que passos menores e constantes sejam feitos.
É de praxe a realização de planos de ano novo, pensar ou traçar no papel objetivos para serem alcançados ao longo dos próximos 365 dias e nutrir a sensação de que a vida está sendo renovada após essa passagem de tempo.
Além do sentimento de que a vida é possível, cabe pensar:
Encontrar e definir um propósito para suas escolhas e posicionamentos de vida é sobre direcionar seus esforços para o que faz sentido para você, faz parte do autocuidado ponderar sobre o que está ao seu redor e o quanto é significativo para o seu desenvolvimento.
É necessário ter clareza sobre si mesmo para que as priorizações adequadas sejam feitas. Com tantos estímulos que podem causar distração e mudança de rotas, você consegue perceber o que merece sua atenção? Ou a sensação que aparece é da vida que está acontecendo no automático?
Traçar os objetivos é um dos passos para alcançar mudanças, após é necessário começar, colocá-los em prática. Iniciar e manter a constância nos planos pode ser dificultoso quando nos deparamos com os erros e fracassos no caminho e, quando isso acontecer, é necessário ter postura de insistência.
Erros sinalizam o que pode ser trabalhado para a melhoria, convida para a abertura de espaços para recomeçar. O novo ciclo não irá realizar as mudanças por você, essa responsabilidade está nas suas mãos.
Você não precisa passar por isso sozinho, se perceber a necessidade de suporte, a psicoterapia pode ajudar.