Com a psicoterapia trabalhamos o desenvolvimento da autoestima, o fortalecimento do autocuidado, olhamos para as emoções e os sentimentos que temos nas relações com as pessoas ao nosso redor. Nesse processo, damos atenção ao que acontece mas também ao como acontece, prestamos atenção nos nossos afetos e como eles contribuem para a manutenção de relacionamentos saudáveis, para trabalhar com a resolução de conflitos e dificuldades que podemos ter no curso da nossa vida.

A psicoterapia pode contribuir em todas as esferas da vida, mas as transformações não ocorrem de um dia para o outro. O trabalho é de formiguinha, é feito em conjunto entre o psicólogo e paciente. Por isso, as mudanças e a melhora acontece aos poucos, já que cada pessoa tem seu próprio ritmo para progredir com seu autocuidado, essa melhora será percebida conforme o tempo passa e a psicoterapia avança.

Dessa forma, podemos ver a psicoterapia como um local de produção de movimento e de ação, sair da zona de conforto é um desses movimentos e se dispor a trabalhar com suas perspectivas de vida, seus traumas e pessoalidades não é simples. É importante lembrar que não é apenas o processo psicoterapêutico que evoca lembranças e traz sentimentos. Alguns momentos da nossa vida, como datas comemorativas, músicas, filmes, podem gerar emoções difíceis de lidar ou mesmo provocar abalos na zona de conforto. Por isso, é importante criar estratégias mais saudáveis para lidar com os momentos ansiosos, de tristeza e angústia. E é no caminhar da psicoterapia que essas estratégias são elaboradas.

🦋 Psicóloga Danieli Gaspari Skowronski CRP 08/32884

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e clica no botão para me conhecer no instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *