O que podemos caracterizar como zona de conforto? São espaços que podem ser locais físicos como a própria casa, local de trabalho ou outros ambientes públicos, mas também podem ser na lógica dos relacionamentos familiares, de amizade ou românticos.

Isso significa que: zona de conforto é o que nos é comum, previsível e rotineiro. Por isso “conforto”, não porque é de fato confortável, mas porque pode ser mais confortável vivenciar o que já conhece mesmo que isso seja desconfortável!

As inseguranças pairam no mesmo local e você tem a ilusão de já saber lidar com elas;
Os desafios se mantêm na mesma lógica dos anteriores, e por mais que sejam atividades diferentes a diferença entre elas é sutil;
Os relacionamentos são com pessoas diferentes, mas você olha para como as coisas estão acontecendo e vem o famoso djavú, ou se taxa como “dedo podre” em decorrência da sensação de sentir que atrai sempre o mesmo tipo de pessoas.

Você sente que está sempre repetindo os mesmos padrões? Talvez esse seja um momento para pensar sobre a zona de conforto que você está vivenciando.  O que conhecemos sobre ela nos leva a perceber que nem sempre esse conforto é benéfico, pois mesmo situações tóxicas, violentas e que produzem adoecimento podem ser consideradas zonas de conforto.

🦋 Psicóloga Danieli Gaspari Skowronski CRP 08/32884

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e clica no botão para me conhecer no instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *